Quanto devo ingerir de fibras ?

As fibras alimentares não fornecem nutrientes para o organismo. Entretanto, o consumo de fibras em quantidades adequadas está diretamente relacionado à manutenção da boa saúde e prevenção de doenças.

As indústrias de alimentos, aproveitando a oportunidade, invadiu as prateleiras dos supermercados com vários produtos enriquecidos em fibras, visando atender à demanda crescente de indivíduos interessados em resgatar hábitos saudáveis.

Mas o que são fibras? Quanto devo ingerir?

Para entender um pouco mais do assunto, saiba que os nutricionistas classificam as fibras dietéticas de acordo com a sua solubilidade em água, de tal modo que poderão ser solúveis -mais “macias” e se transformam em gel, permanecendo mais tempo no estômago e dando uma sensação maior de saciedade; ou insolúveis – dão a textura firme de alguns alimentos, como o farelo de trigo e as hortaliças. Estes fibras retêm uma quantidade maior de água, produzindo fezes mais macias e com mais volume.

A ingestão ideal deve consistir em quantidades iguais de fibras solúveis e insolúveis, num total de 20 a 30g de fibras diárias em geral, no máximo 35g ou 10 a 13g de fibras para cada 1000 Kcal ingeridas. Entretanto, apesar da ação benéfica das fibras no organismo, altas doses é desaconselhável, pois o excesso pode interferir negativamente na saúde. O consumo de fibras deve ser estimulado juntamente com o consumo de água. É a água que faz das fibras um aliado da saúde.

A tabela abaixo traz os principais tipos de fibras, as melhores fontes alimentares e suas principais ações no organismo:

fibrasPara saber exatamente o quanto estamos ingerindo de fibras, precisamos quantificar (em gramas) o teor de fibras em cada alimento. Para isso é necessário conhecer listas de alimentos e, se o alimento for industrializado, ler os rótulos.

Existem várias listas disponíveis em livros, softwares e até mesmo na internet mas, o mais importante em relação ao consumo de fibras é o consumo da água. Este é o segredo.

água e fibras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s