Vitamina C

sucosDenominada quimicamente como ácido ascórbico, a vitamina C é um potente antioxidante.

É uma vitamina hidrossolúvel e devemos obtê-la através da alimentação. Além da função antioxidante, a vitamina C também tem função de produção e manutenção do colágeno, aumenta a absorção de ferro pelo intestino, proteção no desenvolvimento de doenças coronarianas, participa do processo de cicatrização e melhora a memória.

As principais fontes são: acerola, abacaxi, bertalha, brócolis, caju, couve de bruxelas, folha de mostarda, goiaba, laranja, limão, morango, murici, pimentão, repolho, salsinha e Gojji Berry.

A ingestão recomendada desse nutriente é de 60 miligramas diários, para mulheres e homens, acima de 15 anos. No entanto, os fumantes, devem ingerir no mínimo 100 miligramas, diariamente. Se ocorrer ingestão acima do recomendado, o excedente é excretado pela urina, porém pode ocorrer formação de cálculos e efeitos colaterais indesejados, tais como diarreia, excesso de urina e fissuras na pele. Portanto, a suplementação de vitamina C deve ser feita somente com acompanhamento nutricional.

A vitamina C é facilmente destruída pelo aquecimento, luz, oxigênio e fumo.

Se você estiver tomando mais de 750mg diariamente talvez seja necessário um suplemento de magnésio para evitar a formação de pedras nos ris.

O quadro abaixo mostra a quantidade de vitamina C de alguns alimentos:

Alimentos Quantidade microgramas Vit. C
Goiaba 1 unidade média (170 g) 370,6
Pimentão cru 1 unidade média (55 g) 134,7
Laranja pêra 1 unidade média (180 g) 95,7
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por Nutricionista Cristiani Sabbatini Postado em Nutrição

2 comentários em “Vitamina C

    • Olá Elaine, 60mg de vit C é a quantidade mínima recomendada para a ingestão diária. Uma maneira simples de medir é escolher um alimento rico nessa vitamina como a laranja por exemplo, e consultar a tabela taco, onde podemos ver que a mesma tem cerca de 70mg em 100g da fruta. Portanto, 100g de laranja ao dia é o suficiente para atingir as recomendações diárias de vitamina C.

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