LICOPENO: substância natural com propriedades antioxidantes

Licopeno

Substância também pertencente ao grupo dos carotenoides, o licopeno é o antioxidante capaz de fornecer muitos benefícios ao nosso organismo, pois acredita-se que o seu consumo previne alguns tipos de cânceres, em especial, o de próstata. Além disso, o licopeno é uma substância que fortalece o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo, dando-lhe forças para combater as células malignas. Também age contra as doenças cardiovasculares e diminui o risco de infarto do miocárdio, assim como combate o envelhecimento oxidativo pois ajuda nosso organismo a reparar e impedir danos às células na ação dos radicais livres.

As fontes principais de licopeno são os vegetais de cores avermelhadas, como o tomate maduro, pimenta vermelha, a melancia, a goiaba vermelha e o pimentão vermelho.

A absorção do licopeno é maior quando o alimento em questão é cozido, pois o rompimento das paredes celulares facilita o contato deste com a mucosa intestinal. O licopeno da melancia e do mamão é muito biodisponível (em torno de 60%), enquanto no tomate cru está em 13%, contra 70% do mesmo quando cozido. Assim sendo, alimento como o molho de tomate caseiro é uma ótima fonte desse antioxidante.

A dosagem recomendada de licopeno por dia é de 5 a 10mg.

Alimentos Quantidade mg de licopeno
Tomate fresco maduro 100gr 7,74
Tomate processado 100gr 11,21
Catchup 100gr 16,60
Pasta Tomate enlatado 100gr 30,07
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s