Radicais Livres

Bioquimicamente falando, denomina-se radical livre, toda molécula que possui um elétron ímpar em sua órbita externa, fora de seu nível orbital, gravitando em sentido oposto aos outros elétrons. Este elétron livre favorece a recepção de outras moléculas, o que torna os radicais livres extremamente reativos, inclusive com moléculas orgânicas. Tudo isso acontece dentro do nosso organismo, lá nas células.

O nosso corpo vive de oxigênio como todos sabem. Esse oxigênio que respiramos passa por vários processos metabólicos dentro do nosso corpo, na qual resulta em um processo de oxidação formando assim os radicais livres. Isto acontece naturalmente no corpo devido ao complexo mecanismo das nossas defesas contra invasores, como as bactérias por exemplo. São os radicais livres os responsáveis pelo transporte de elétrons na cadeia respiratória e alguns tipos de células, sendo indispensável para nós. Os radicais livres passam a ter um efeito prejudicial ao nosso organismo quando ocorre um aumento excessivo na sua produção ou diminuição de agentes oxidantes.

Esse processo de oxidação não é a única fonte de radicais livres. Há fatores internos (envelhecimento, câncer  doenças, etc) e externos (poluição, radiação, sol, cigarro, álcool, pesticidas, aditivos químicos, estresse e gordura saturada) que podem igualmente contribuir para a formação de um excesso de radicais e que podem causar danos irreparáveis.

Por sorte, nosso corpo é capaz de se defender do excesso de radicais livres, criando enzimas protetoras que reparam parte do dano por oxidação.  Mas, nós podemos prevenir, no caso dos fatores externos, que a doença se instale ou ao menos podemos amenizar os efeitos através da nossa alimentação. A maneira em que podemos fazer isso é através do consumo de alimentos com propriedades antioxidantes, tais como, os carotenoides (principalmente o beta-caroteno e o licopeno), o selênio e as vitaminas C e E.

Falaremos mais a respeito dos alimentos ricos em antioxidantes em nosso próximo post. Acompanhe. 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s