Não somos a terra do Açaí, mas temos o Jambolão!!!!

 

É verdade, o sabor do açaí é bem diferente do jambolão. Mas, esta frutinha, tão comum na nossa região, tem uma propriedade nutricional admirável.

Você sabia que a cor arroxeada no jambolão é devido à presença de antocianinas, e que são os mesmos pigmentos do açaí?

E daí?

E daí que são esses pigmentos (as antocianinas), além de corantes, são antioxidantes naturais e dão ao açaí e ao jambolão o seu “poder” antioxidante, tão apreciado por pessoas do mundo todo. Esses compostos naturais pertencem ao grupo dos flavonóides e atuam contra os radicais livres e por isso tem grande potencial farmacológico. Suas propriedades antioxidantes atuam como anti-inflamatórias, inibição da oxidação do colesterol LDL, diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e de câncer. Há indícios também de que as antocianinas atuem contra a resistência a insulina sendo ideal seu consumo entre as pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2.

Além de o jambolão ter os mesmos efeitos antioxidantes do açaí ele é muito menos calórico. Enquanto o açaí tem 240 calorias, o jambolão tem 50 calorias em 100g de fruta.

Vejam onde mais podemos encontrar antocianinas:

  • Ameixa-preta (tem que comer com a casca)
  • Jabuticaba (na casca)
  • Amora
  • Cebola roxa
  • Uva roxa
  • Morango
  • Berinjela (na casca)

Dica: a antocianina só funciona no alimento cru. O cozimento as destrói.

Saiba um pouco mais sobre esta fruta comum na nossa região.

O Jambolão (Syzygium cumini Lamarck), é conhecido em outras regiões como Jamelão, baga-de-freira, guapê, jalão, jambuí, azeitona-da-terra, brinco-de-viúva, etc e tem origem na Índia. Adaptou-se muito bem às condições de solo e clima do Brasil.

É uma árvore frondosa, de porte médio e copa cheia, ampla, bastante ramificada. Pode alcançar 10 metros de altura. Suas folhas são coriáceas, lisas e escuras, com uma nervura central clara e saliente.  Suas flores são hermafroditas, brancas ou amareladas, com longos e numerosos estames e reúnem-se em rácemos terminais. Os frutos são do tipo baga, pequenos e ovóides como as azeitonas verdadeiras (Olea europea), de coloração branca que gradativamente torna-se vermelha e posteriormente preta, quando maduros. A polpa carnosa envolve uma única semente.

De sabor doce, porém um pouco adstringente (amarra a boca quando não está maduro), os frutos são em geral agradáveis ao paladar.

Apresentam o único inconveniente de manchar a pele e as roupas e, por ocasião da queda, veículos e calçamentos também embora saem com água. Por este motivo, esta bela árvore de sombra refrescante no verão, não é muito usada para arborização de ruas, avenidas e praças, reservando-se seu plantio para preservação de mananciais e sítios.

Os frutos do jambolão podem ser consumidos in natura ou processados em compotas, licores, vinhos, tortas, doces entre outros.

Valorize a nossa região. Aprecie o que temos de melhor.

Fontes:

Anúncios
por Nutricionista Cristiani Sabbatini Postado em Nutrição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s