Tabela de índice glicêmico – IG

O nosso organismo transforma os carboidratos que ingerimos em açúcar (glicose), e este entra no sangue para se transformar em energia. A velocidade com que cada alimento se transforma em açúcar e é absorvido para o sangue é definido como Índice Glicêmico (IG). Portanto, a resposta glicêmica (quantidade de glicose que um alimento aumenta no sangue) é influenciada pelo IG.

Os alimentos possuem alto IG (maior que 85), médio IG (entre 60 e 85) ou baixo IG (menor que 60). Quanto mais alto o IG mais rápido é a digestão e absorção da glicose fazendo com que haja maior efeito nas taxas de açucar no sangue.

Quando pensamos em glicêmia logo direcionamos aos diabéticos mas a organização da dieta e a tentativa de normalizar o IG tem efeito positivo para diabéticos ou não. Este assunto tbém é muito importante para atletas pois o consumo antes, durante e depois da atividade física  interfere diretamente no desempenho físico e nas reservas de glicogênio muscular.

Como este assunto o estudante de nutrição vê em aula, não preciso ficar entrando em detalhes mas vc pode ter a tabela do IG para ver os alimentos e seus respectivos indices glicemicos. O google está repleto destas tabelas, mas eu selecionei algumas que acredito ser “confiáveis” e coloco o link para vcs.

Tabela internacional do IG – SBD

Tabela do IG – Veja online – editora abril

 Tabela IG – RgNutri

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por Nutricionista Cristiani Sabbatini Postado em Nutrição

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