Gráficos da caderneta de saúde da criança – Ministério da Saúde

caderneta_saude_crianca_5edA caderneta de Saúde da criança foi desenvolvida para companhamento da saúde das crianças nascidas a partir de 2007. Nesta foram incluídas curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), e uma série de informações consideradas importantes para a família e para os profissionais de saúde no cuidado de crianças de zero a 10 anos.
Os novos gráficos de crescimento de peso x idade e de altura x idade para meninos e meninas, especificamente, entre zero a cinco anos proposto pela OMS foi baseado num estudo multicêntrico realizado em seis países, sendo o Brasil o único da América do Sul. Os estudos têm como parâmetro as crianças amamentadas exclusivamente nos seis primeiros meses de vida e com alimentação complementar até os dois anos de idade. Os gráficos de perímetro cefálico para acompanhamento das crianças com menos de dois anos, e de altura e peso x idade de crianças de 5 a 10 anos também foram introduzidos na nova Caderneta de Saúde da Criança.

O Ministério da Saúde informou que não tem exemplar da caderneta para distribuição, mas você pode acessar a versão on line no site: da editora do Ministério . WWW.saude.gov.br/editora   , vá em Publicações e procure na letra “C”.

Para visualizar a caderneta ou fazer o download clique aqui.

 Além disso, a Caderneta de Saúde da Criança traz  informações sobre o registro civil de nascimento e os direitos dos pais (e mais dados sobre os direitos da criança); dicas práticas de amamentação; orientações voltadas ao acolhimento do bebê e à adequação do ambiente que vai recebê-lo; os 10 passos para uma alimentação saudável para crianças menores e maiores de dois anos; informações sobre saúde bucal, ocular e auditiva com espaços para preenchimento de dados pessoais; mais orientações sobre o desenvolvimento afetivo e cuidados em geral, incluindo sinais indicativos de doenças graves e alertas contra a violência infantil. A  Caderneta de Saúde da Criança também é a mesma para meninos e meninas, seguindo tendência mundial.

O estudante de Nutrição pode utilizar os gráficos para estudar e aprimorar seus conhecimentos além de saber utilizar as mesmas.

 

Anúncios
por Nutricionista Cristiani Sabbatini Postado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s