Como elaborar um projeto de pesquisa?

Escolhendo o tema

A escolha do tema pode se basear em vários fatores: Afetividade em relação ao tema ou alto grau de interesse pessoal, tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa, limite do pesquisador em relação ao tema pretendido, a significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e valores academicos e sociais, material de consulta e dados ao alcance do pesquisador, como e onde consultar o tema para não perder tempo em um projeto que já foi feito por alguém.

Escolhendo o título

Uma vez escolhido o tema, uma breve projeção do conteúdo já deve povoar a mente do estudante e agora deve se atentar para o título. O propósito do título é informar o conteúdo, mas isso deve ser feito de maneira clara e objetiva. Muitos trabalhos apresentam palavras em excesso em seu título e ao mesmo tempo outros apresentam conteúdo tão resumido que dificultam a interpretação, por deixarem palavras não específicas.

Formatação

Na digitação da Proposta de Pesquisa, deverá ser utilizada: fonte (letra) TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, espaçamento duplo entre linhas , alinhamento JUSTIFICADO, SOFTWARE WORD FOR WINDOWS 6.0 ou superior. As margens deverão ser: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, direita 2,0 cm e esquerda 3,0 cm.

Escrevendo a introdução

A introdução deve despertar o interesse do leitor pelo problema do estudo. Uma boa introdução requer habilidade para dissertar e ainda ser razoavelmente breve. Deve haver cuidado na redação da introdução, pois, informações muito técnicas desmotivam o leitor. Inicie seu trabalho, contextualizando, de forma sucinta, o tema de sua pesquisa. Contextualizar significa abordar o tema de forma a identificar a situação ou o contexto no qual o problema a seguir será identificado. É uma introdução do leitor ao tema, onde se encontra o problema, de forma a permitir-lhe uma visualização situacional do problema.

Problema

A seguir afunile a visão macro do tema, para o problema a ser pesquisado. Concentre-se somente no seu problema e identifique-o claramente. Delimite que aspectos ou elementos do problema você irá tratar. Seja claro e preciso nesta parte. Lembre-se, a identificação e delimitação clara do problema é o primeiro passo para aprovação do projeto e êxito na sua execução.

Depois de definido o seu problema de pesquisa este poderá ser desmembrado em hipóteses, perguntas de pesquisa, pressupostos ou em indicadores. Estes irão determinar as relações entre as variáveis que deram origem ao problema de pesquisa.

Objetivo ou Objetivos

Aqui você indica, clara e exatamente, o que você quer fazer, que metas você quer alcançar com a sua pesquisa, desdobrando em:

Objetivo geral: Indique de forma genérica qual objetivo deve ser alcançado.

Objetivos específicos: Arrole o(s) objetivo(s) específico(s) que deverão ser alcançados pela execução da proposta de pesquisa.

Glossário (opcional)

Se você usou algum termo com sentido diferente do usual, ou alguma expressão com sentido específico, não logicamente dedutível destas, arrole um glossário daqueles termos e/ou expressões.

Metodologia (material e método)

Aqui você desenha sua pesquisa. Em outras palavras, indique como pretende executá-la. Isto é, se for uma pesquisa qualitativa, de que maneira você pretende coletar e analisar os dados qualitativos (observação/entrevistas,etc). Se for uma pesquisa quantitativa, de que maneira pretende coletar dados. Apresente em linhas gerais o método a ser utilizado para a execução da pesquisa. Conforme área de atuação, utilizar os seguintes:

  • População e amostragem: você deve identificar a população da qual você está retirando a sua amostra. Por exemplo, se sua pesquisa envolve os ex-alunos de Administração de 1970, sua população é o número total destes ex-alunos de Administração, por exemplo 75 alunos. Se você decide então fazer uma amostragem, digamos de 30%, então sua amostra para fins de sua pesquisa será de 23 alunos.
  • Coleta de dados: neste item você indica como irá operacionalizar a coleta dos dados (enviando questionários por Correio, ou pessoalmente; anotando os resultados da reação em tempos pré-determinados, etc).
  • Análise e Interpretação dos Resultados: descreva neste item como você vai analisar os resultados da pesquisa (se a pesquisa for qualitativa, as respostas podem ser interpretadas global ou individualmente, se a pesquisa for quantitativa, você provavelmente irá utilizar a estatística descritiva ( média, mediana, moda, desvio padrão, tendência central) ou estatística inferencial (regressão linear bivariada, multivariada, etc).

Referências bibliográficas

Todas as citações feitas no texto deverão ser arroladas no final da proposta (após o item Orçamento). Utilize a Norma ABNT – Referências Bibliográficas – para padronizar sua lista de Referências Bibliográficas.

Cronograma de desenvolvimento

Neste item você identifica cada parte ou fase de sua pesquisa e relaciona com o tempo necessário para executá-la.

Orçamento

É importante que você se acostume a projetar um orçamento para a sua pesquisa. O orçamento projeta nível de grandeza em R$ (reais) do projeto. Uma idéia interessante pode tornar-se de súbito totalmente desinteressante ou inviável, quando associada ao custo de execução, se você não tiver de onde buscar os recursos. Arrolar o que está disponível na unidade e o que pode disponibilizar.

  • Em Material de Consumo, arrole todo o material necessário que irá ser consumido na execução. Por exemplo, material de escritório ou laboratório (papel, lápis, reagentes químicos, etc..).
  • Em Material Permanente, arrole equipamentos e/ou infra-estrutura física necessária para executar o projeto.
  • Outros Serviços e Encargos, discrimine fotocópias, transportes, alimentação, hospedagem e quaisquer outros serviços necessários para o projeto a serem prestados por pessoas jurídicas.

Revisão bibliográfica

A revisão da literatura é a análise crítica, meticulosa e ampla das publicações correntes do assunto escolhido. O estudante deve começar a revisar a literatura desde o inicio do seu trabalho. Procure em livros, sites específicos, artigos, artigos de congressos, etc. Os objetivos da revisão é verificar se textos relacionados ao assunto a ser estudado já foram publicados; conhecer a forma como esse assunto foi abordado e analisado em estudos anteriores;  saber quais são as variáveis do problema em questão.

Vc pode utilizar os LINKS DE PESQUISA do Blog Nutrio para facilitar o seu trabalho e ir pesquisando um a um de todas as formas possíveis. Utilize as palavras chave no campo busca mas não se limite somente a esta ferramente. A idéia é vasculhar tudo. Para os sites em inglês, caso não domine a lingua inglesa, utilize o tradutor do seu computador o do google, mas não deixe de ver as publicações em inglês pois muitos trabalhos e artigos científicos estão disponíveis somente nesta lingua.

Orientador (a)

E, finalmente, o estudante vai precisar de um orientador(a) que deve ser um professor com formação específica e interessado no seu tema (somente os professores com Mestrado podem orientar projetos de iniciação científica).

Esta é a primeira etapa do seu projeto, ou seja, elaboração e orientação. Após ter alcançado este propósito, o estudante seguirá a próxima etapa que é a apresentação do projeto à faculdade que descreverei em breve.

Bons estudos e boa sorte!

Anúncios
por Nutricionista Cristiani Sabbatini Postado em Nutrição

2 comentários em “Como elaborar um projeto de pesquisa?

  1. Boa tarde,
    Gostei muito do texto, bem objetivo. Sou docente da URI de Santo Ângelo, curso de enfermagem.
    abraços,
    Carmen Zuse

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s