DICAS PARA CONSEGUIR BOLSAS DE ESTUDO….

Você está pensando em começar a estudar, fazer uma faculdade ou um curso técnico e não sabe onde arranjar dinheiro para isso. Vai aí alguma dica para se candidatar e tentar uma bolsa de estudo.

A primeira coisa a fazer, antes de tudo, é querer estudar. Digo isso porque, não basta simplesmente conseguir uma bolsa e iniciar o curso, tem que querer completar o curso, tem que gostar do assunto e ter consciência de que, uma vez conseguido fazer um curso de graça, isto não significa que não tem nenhum valor. Tem que ter valor pra você. Mesmo que não lhe custe muito, alguém vai estar pagando a sua conta (seja a própria facul, seja o governo, seja a instituição a qual ofertou a vaga, etc) e o principal é você saber que, se não tiver certeza de que realmente quer o tal curso, talvez você não consiga concluir e desista do mesmo antes de terminar, fazendo com que a sua vaga se perca para sempre tirando a chance de uma outra pessoa.

Cursar uma universidade e completar a formação profissional não é uma tarefa fácil. Os altos custos das mensalidades das instituições pagas e a escassez de universidades públicas e gratuitas são os principais fatores.

Se você não sabe direito o que quer fazer, o site do CIEE (link ao lado) tem um teste online, como eu já falei, onde vc pode saber as profissões que mais combinam com vc. Uma vez decidido qual o curso, o principal esquema que oferece bolsa hoje em dia é o PROUNI. Para participar do PROUNI vc tem que fazer o ENEM. Entrem nos respectivos sites para se informar sobre datas e requisitos.

Outra dica interessante é ficar de olho nos sites das universidades que oferecem bolsas de estudo em determinadas épocas do ano. O SENAC, por exemplo, está com inscrições abertas para bolsas em cursos técnicos (veja requisitos no site do SENAC da sua cidade).

Algumas faculdades têm uma cota para ofertar bolsas de estudo para baixa renda, o esquema é entrar no site da faculdade que vc deseja e procurar o assunto caso se enquadre no pré-requisito.

Alguns sites como UNIVERSIA, FUNDAÇÂO ESTUDAR e MEC também valem a pena ser visitados.

Veja também:

Bolsas Filantrópicas – A Lei Federal número 10.260 obriga instituições de ensino filantrópicas a oferecerem descontos acima de 50% na mensalidade para alunos carentes. O processo de seleção varia de acordo com as normas internas, porém, o aluno não tem a preocupação de devolver o valor da bolsa. Bolsas Estaduais – Alguns estados do país oferecem bolsas de estudo aos que desejam estudar em instituições particulares. As bolsas variam de acordo com o programa de cada estado e as inscrições podem ser feitas no começo do ano ou do semestre. As informações sobre como conseguir estas bolsas devem ser obtidas nas Secretarias Estaduais e nas secretarias Municipais de Educação.

Bolsa Empresa Existem empresas que concedem bolsas parciais aos seus funcionários. Não existe nenhuma lei que obrigue as empresas a fazerem esta ação. Cada empresa possui suas regras e estabelece o valor das bolsas, mas dão prioridade aos que fazem cursos relacionados à atividade da empresa.

Financiamento Estudantil (FIES) – O FIES não é exatamente uma bolsa de estudos. É um empréstimo que o MEC (Ministério da Educação) oferece para alunos de baixa renda. O aluno financia 50% da mensalidade e o valor deve ser pago em parcelas trimestrais, com baixo valor durante o curso. Ao término do curso o aluno passa a pagar o valor referente à parcela que pagava na mensalidade. Para conseguir este empréstimo, é necessário se inscrever no site da Caixa Econômica Federal – www3.caixa.gov.br/fies/ – e entregar as duas vias de inscrição na instituição de ensino. A seleção do MEC prioriza pessoas de baixa renda, que vivem em residência alugada e que possuem muitos familiares dividindo a mesma casa.

Bolsas Restituíveis – Este sistema é semelhante ao FIES só que oferecido pela própria instituição de ensino. As regras para o empréstimo e valores variam de acordo com a universidade e podem ficar entre 20 a 100% do valor da mensalidade. Os critérios para o pagamento de empréstimo também seguem diferentes regras conforme a instituição.

bolsafederal

Nunca desista dos seus sonhos…. se desistiu.. nunca é tarde para voltar a sonhar!!! Boa sorte e estude bastante!!!

Anúncios
por Nutricionista Cristiani Sabbatini Postado em Cursos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s