Curvas de crescimento – crianças e adolescentes

Pegue aqui suas curvas para o acompanhamento de crianças e adolescentes da organização mundial da saúde – OMS. Este material fornece um bom referencial para monitorar o crescimento de crianças e adolescentes e também é útil na avaliação nutricional pois coloca a disposição dos profissionais de saúde tabelas e gráficos de evolução de acordo com a idade, sexo, peso, comprimento, estatura, IMC e outros parâmetros denominadas curvas de crescimento da OMS.

Os links abaixo dão acesso as tabelas pelo indicador no site da WHO:

por Nutricionista Cristiani Sabbatini Postado em Nutrição

12 comentários em “Curvas de crescimento – crianças e adolescentes

  1. Olá!
    A respeito do site da anvisa, para elaboração de rótulos de alimentos…http://www.anvisa.gov.br/rotulo/…..está dando como resultado: página não encontrada…..O site saiu do ar? Existe algum outro semelhante para elaboração de rótulos.
    Obrigado, CAMILA.

  2. sabe me dizer como eu abaixo as classificações de perímetro cefálico, e pregas cutâneas em recém nascidos? pois não estou achando no site nenhum link para abaixar. Desde já obrigada

    • Na prática diária neonatal, as principais medidas antropométricas utilizadas são o peso, o comprimento e
      o PC. As pregas somente em casos específicos. Vou lhe enviar no seu e-mail um material que tenho. Abs.

  3. Olá!
    Sou enfermeira e trabalho numa instituição filantrópica onde avalio anualmente o crescimento e o desenvolvimento de crianças e adolescentes de 3 a 17 anos de idade. Gostaria que você me orientasse que curvas do crescimento (IMC para idade seria uma boa ideia?) vc considera mais adequadas para fazer este tipo de avaliação desta população. Desde já agradeço a sua atenção.

    • Olá Maria, para essa faixa etária utilizamos as curvas da OMS de 2007 e correspondem à referência adequada para a avaliação nutricional das crianças e adolescentes dos 5 aos 19 anos. Os parâmetros antropométricos usualmente utilizados para avaliar a condição nutricional de crianças são o peso e a estatura (altura ou comprimento). Pela aferição do peso e da altura podem ser calculados os três índices antropométricos mais freqüentemente empregados: peso/idade, estatura/idade e peso/estatura. Essas curvas vc encontra disponível em: http://nutricao.saude.gov.br/sisvan.php?conteudo=curvas_cresc_oms

      Espero ter ajudado. Bjss

  4. Olá, estou procurando uma planilha de Peso/Estatura com os Z-Escores e DP, mas só encontro os gráficos de crescimento. Será que você pode me ajudar?
    Abs

  5. ola cristiane tudo bem?
    estou com uma duvida, e gostaria que você me orientasse,sou estudante e estou fazendo uma pesquisa.O IMC para criança, é calculado da mesma forma do adulto?E onde eu consigo uma tabela de peso, que seja ideal por idade em crianças?Tipo assim qual peso seria o ideal para essa criança. Desde já agradeço.

Deixe um comentário

